Nutricionista

Nutricionista do Pátio Gourmet ensina como evitar ou aliviar a ressaca dos excessos das festas de fim de ano

Amazonas Brasil Gastronomia Manaus Saúde

Nutricionista ensina como evitar ou aliviar a ressaca dos excessos das festas de fim de ano

Com a chegada do Réveillon, muitos aproveitam para celebrar nas confraternizações, mas sempre há os que acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas. No dia seguinte, a famosa ressaca costuma dar sinais, apresentando sintomas como dor de cabeça, náusea e cansaço. Para ajudar a evitar ou amenizar os efeitos do álcool, a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, compartilha dicas essenciais para garantir uma passagem de ano mais tranquila.

A principal forma de evitar a ressaca começa muito antes de beber. Segundo a profissional, a alimentação prévia é essencial. Lívia explica que a alimentação equilibrada e nutritiva prepara o corpo para lidar com o impacto do álcool. Alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis são especialmente importantes.

Nutricionista
Nutricionista do Pátio Gourmet ensina como evitar ou aliviar a ressaca dos excessos das festas de fim de ano

As fibras, presentes em vegetais e grãos integrais, ajudam a retardar a absorção do álcool, enquanto as proteínas, encontradas em carnes magras e ovos, protegem o fígado e ajudam a controlar a fome. As gorduras boas, como as do abacate, são ótimas para desacelerar a absorção do álcool e garantir que o corpo não sofra tanto.

Outro cuidado importante é a hidratação. A nutricionista reforça que beber água antes de consumir álcool pode ajudar a minimizar os efeitos da embriaguez. “A água é fundamental, pois o álcool é diurético, ou seja, provoca desidratação. Ao manter-se bem hidratado, o organismo consegue lidar melhor com o álcool”, explica. Além disso, diz ela, evitar misturar diferentes tipos de bebida alcoólica também ajuda a reduzir o impacto da ressaca.

“Bebidas destiladas, como vodka e whisky, tendem a causar ressacas mais fortes do que o vinho ou a cerveja. Isso acontece porque as bebidas destiladas possuem mais congêneres, substâncias que pioram os efeitos da intoxicação”, afirma Lívia Ribeiro.

Estou bebendo, e agora?

Já durante o consumo de álcool, a hidratação continua sendo uma das melhores estratégias. A nutricionista sugere intercalar a bebida alcoólica com água ou água de coco. “A água de coco, por exemplo, é excelente porque repõe os eletrólitos perdidos devido ao efeito diurético do álcool”, frisa.

Ela também alerta para o consumo de bebidas alcoólicas misturadas com açúcar. “Drinks açucarados aceleram a absorção do álcool no organismo, o que pode intensificar os efeitos da ressaca. O ideal é optar por bebidas mais simples e naturais”, orienta.

Nutricionista
Nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro

Acordei com ressaca

Caso tenha exagerado e acordado com os sintomas típicos da ressaca, Lívia tem algumas dicas para amenizar esse mal-estar. A primeira delas é continuar se hidratando. “A água continua sendo a melhor opção, mas sucos naturais, como os de frutas ricas em vitamina C, também ajudam a repor os nutrientes e a aliviar os sintomas”, sugere.

Além disso, as sopas e caldos são opções ideais para recuperar o corpo rapidamente. Lívia explica que, além de ajudarem na hidratação, algumas receitas são ricas em nutrientes que auxiliam a recuperação. “Sopas de frango com legumes, por exemplo, oferecem proteínas e vitaminas essenciais, enquanto uma sopa de miso, com tofu e algas, é excelente para repor os probióticos e minerais que ajudam na digestão e reequilibram o organismo”, explica. Outros alimentos ricos em potássio, como banana, abacate e coco, são recomendados para repor os eletrólitos perdidos e combater o cansaço muscular.

Alimentos com vitaminas do complexo B, como carnes magras, ovos e grãos integrais, são importantes para metabolizar o álcool e ajudar o corpo a se recuperar mais rapidamente. A nutricionista também sugere que se opte por alimentos leves e frescos no dia seguinte, como frutas, legumes e grãos integrais, que ajudam na recuperação, sem sobrecarregar o organismo.

Fique atento

Em relação ao café e ao chá, a nutricionista orienta cautela. Embora essas bebidas possam ajudar a combater a fadiga, o café e os chás com cafeína podem piorar a desidratação, agravando os sintomas da ressaca. “É melhor optar por chás sem cafeína, como camomila ou erva-cidreira, que são calmantes e ajudam a relaxar o corpo”, diz.

Por fim, a nutricionista enfatiza que, se a prevenção é sempre o melhor caminho, as festas de Réveillon são uma oportunidade para curtir com responsabilidade. Ao manter o corpo bem alimentado e hidratado, intercalando o consumo de bebidas alcoólicas com água e escolhendo opções mais leves, é possível garantir que o dia seguinte não seja tão difícil. E caso os sintomas de ressaca apareçam, basta seguir as orientações simples para aliviar os efeitos e começar o novo ano com disposição e saúde.

FOTOS: Divulgação/Pátio Gourmet
_

Três Comunicação e Marketing – Rafael Seixas