Ao todo, 124 placas de energia solares serão entregues para os bumbás e estabelecimentos que tem o turismo como fonte de renda
O Governo do Amazonas entregou equipamentos de energia renovável para os bumbás Caprichoso e Garantido, na segunda-feira (26/06). Os currais dos bumbás estão entre os atrativos da ilha da magia e receberam, por meio do Programa Brilha Amazonas da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), 20 placas de energia solar, dez para cada agremiação. Ao todo, 124 placas foram entregues para estabelecimentos que vivem do turismo em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O Programa Brilha Amazonas já entregou, até junho, 410 placas solares, o que corresponde a 205 kits de energia limpa em municípios como Parintins, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Manaus e Maués, além de comunidades indígenas que trabalham com o etnoturismo.
A preservação do meio ambiente sempre foi bandeira dos bumbás. De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o Programa Brilha Amazonas compõe um pacote de medidas que visam impulsionar o uso da energia renovável no turismo amazonense.
“A gente vem investindo nessa matriz energética dando dignidade, qualidade e economia para esses estabelecimentos que vivem do turismo aqui. Parintins é icônico para a gente. Abriga o maior Festival Folclórico e Cultural do Brasil e tem um potencial incrível “, afirmou o presidente.
Os currais dos bumbás recebem turistas durante todo ano. Principalmente, no Festival Folclórico de Parintins que, em 2023, acontece no Bumbódromo, nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho.
De acordo com o presidente do bumbá Caprichoso, Jender Lobato, no curral Zeca Xibelão, a entrega das dez placas solares vão auxiliar na redução da conta de eletricidade e incentivar o uso de energia renovável.
“Esse incentivo dado vai ser de suma importância e vai atender parte da nossa necessidade que hoje é um consumo muito alto de energia e isso vai privilegiar para que a gente possa continuar durante o ano inteiro a ter os nossos ensaios, para as tribos, para as coreografias, que não param”, disse o presidente do Caprichoso.
Cada kit, que contém duas placas solares, consegue atender uma geladeira pequena por até oito horas, um televisor por oito horas, dez lâmpadas por 12 horas, um modem Wi-Fi para internet 24 horas e um rádio por 24 horas.
O presidente interino do Garantido, Adson Buretama, destacou que era um sonho da nação vermelha e branca a instalação da energia solar no curral.
“Tinha muito tempo que a gente queria fazer isso e as placas solares vão ser fundamentais para gente e também na defesa do meio ambiente”, enfatizou Buretama.
Economia e sustentabilidade
Parintinenses também celebraram a entrega de 124 placas solares para estabelecimentos que vivem do turismo, por meio do Programa Brilha Amazonas. Meios de hospedagem, agências de viagens e outros estabelecimentos foram beneficiados com a entrega, nesta segunda-feira (26/06).
Beneficiado com dez placas solares, o proprietário do Hotel Pérola, Gilmar Pontes, há 26 anos trabalha no ramo da hotelaria. Para o empresário, o incentivo além de promover a sustentabilidade, por meio da energia limpa, irá promover economia para o estabelecimento.
“Agora essa liberação das placas solares para a nossa empresa vai reduzir a conta de energia. Vai dar para nós investirmos em outras coisas para melhoria dos nossos clientes”, afirmou Gilmar.
FOTOS: Lucas Silva