“As artes marciais têm se mostrado muito importantes para o autocontrole e disciplina, além de serem práticas benéficas à saúde, como qualquer outro esporte”, afirma o vereador
O Projeto de Lei (PL) de n° 365/2022 de autoria do vereador Dione Carvalho (Patriota) teve o parecer favorável na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL institui no calendário oficial da cidade de Manaus, o Dia Municipal do Karatê, a ser comemorado no dia 12 de setembro.
O vereador, teve seu grande mestre Kazuteru Noguchi como inspiração no esporte e na vida; ele é considerado o pai do karatê no Amazonas e faleceu em 2022. Noguchi dedicou grande parte da sua vida aos ensinamentos de valores inerentes ao esporte, à cidadania, ao convívio social, e à formação de caráter de seus inúmeros alunos que tiveram o prazer de aprender a arte milenar.
Mestre Noguchi era faixa preta quinto dan de Judô, mas o Karatê realmente é que foi sua paixão. Graduado no terceiro dan na arte karateca, Noguchi fundou em 1966 uma academia no antigo clube União Esportiva Portuguesa, na Avenida Joaquim Nabuco, onde vários alunos receberam seus ensinamentos.
Noguchi teve as primeiras aulas de karatê do estilo shotokan, mas migrou ao
kyokushin, arte mais rígida e agressiva disseminada pelo mestre coreano Masutatsu Oyama, o full contact.
O mestre era o mais velho graduado em artes marciais em atividade com academia funcionando na capital do Amazonas. Ele formou mais de 1,1 mil alunos, entre eles o vereador que propõe homenagem póstuma.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador