O objetivo é promover melhorias na infraestrutura de ramais e estradas vicinais com material reutilizável
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (25/03), por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) nº 684/2021, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (sem partido), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI) da CMM.
O projeto tem como finalidade propor a reutilização de resíduos asfálticos resultantes do serviço de recapeamento das ruas da cidade, direcionando-os para o asfaltamento de vias em ramais e estradas vicinais. O PL segue para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).
“Com a fresagem, podemos ter uma redução significativa dos gastos da prefeitura, além de utilizar um produto muito mais resistente do que o asfalto comum”, explicou o parlamentar.
Além disso, o vereador explica que a fresagem de asfalto, método utilizado em diversos estados do Brasil, será aplicada para reutilizar os resíduos resultantes do recapeamento de ruas urbanas na pavimentação de vias rurais. Além de reduzir os gastos públicos, segundo Alfaia, a prática contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte inadequado de materiais e promovendo a sustentabilidade na gestão de resíduos.
Deste modo, o parlamentar defende que a iniciativa representa um passo importante rumo à adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes na gestão dos recursos urbanos de Manaus.
“Todos os anos, as ruas de Manaus passam por recapeamento, e o asfalto retirado geralmente é descartado. Por isso, o nosso objetivo é instituir essa lei que utiliza a fresagem como alternativa para que a prefeitura diminua a produção de lixo e ainda promova a melhoria da infraestrutura da zona rural”, conclui Alfaia.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador