A proposta tem como objetivo reduzir sequelas decorrentes do processo cirúrgico
O Projeto de Lei (PL) nº 156/2023, de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), que garante às mulheres mastectomizadas em Manaus, a assistência psicológica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando a redução se sequelas decorrentes do processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas, foi aprovado nesta segunda-feira (20/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e seguiu para a sanção do Executivo Municipal.
O parlamentar enumera que o acompanhamento psicológico propicia o desenvolvimento de condições para que a mulher mastectomizada chegue com maior segurança ao reconhecimento de sua situação, adote uma postura ativa na superação de suas dificuldades, entre outros benefícios.
“Entre as complicações mais comuns enfrentadas pelas pacientes após a mastectomia está o desenvolvimento de profunda tristeza, o isolamento social, a ausência de autoestima e a sensação de deformação física. Tais consequências, se tratadas adequadamente, podem evitar que o problema, uma vez instalado, evolua para um quadro mais grave”, justifica o parlamentar.