Projeto propõe que os candidatos de concursos públicos que comprovarem pelo menos duas doações de sangue ao ano, poderão receber o benefício de isenção
Na manhã desta segunda-feira (14/08) foi deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei de autoria do vereador Roberto Sabino (Podemos) que dispõe sobre isenção da taxa de inscrição de candidatos em concursos públicos ou processos seletivos doadores de sangue.
Para obter o benefício, o doador tem que ter doado sangue pelo menos duas vezes ao ano durante os dois anos anteriores à publicação do edital, por meio de apresentação de documento emitido pela unidade coletora de sangue.
Segundo o parlamentar, a proposta visa criar incentivos de doação de sangue na capital amazonense. “Assim, podemos aumentar a taxa de coletas de sangue e ajudar os pacientes que necessitam de transfusões para seus tratamentos. Por sua vez, os doadores que comprovarem a doação, poderão receber isenção nas taxas de inscrições nos concursos públicos, que geralmente são caros e não cabem no orçamento dos candidatos”, afirmou Roberto Sabino.