O projeto pretende ajudar na prevenção de podopatias em pacientes com diabetes
O Projeto de Lei 030/2023, de autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB) que propõe instituir a atuação de podólogos em ações de prevenção e tratamento de podopatias causadas pelo diabetes no município de Manaus, foi deliberado na última segunda-feira (02/10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A proposta visa instituir a atuação de podólogos em ações de prevenção e tratamento de podopatias, em conjunto com a equipe de profissionais da saúde, causadas pelo diabetes no município.
A podologia é uma área auxiliar da Medicina dedicada ao estudo, tratamento e prevenção de podopatias (doenças dos pés). O podólogo estuda profundamente a anatomia, a fisiologia e a biomecânica do pé e do tornozelo, assim como as enfermidades que os atingem.
“Uma das complicações do diabetes, quando não tratado devidamente, é a podopatia. A diminuição da sensibilidade causada pela doença pode predispor o diabético ao aparecimento de feridas que, se não cuidadas com as técnicas adequadas, podem levar à amputação” afirma a parlamentar.
Estudos deixam as claras não apenas a importância de um profissional de podologia nas equipes multiprofissionais de atendimento à pessoa com diabetes, como também evidencia que os próprios profissionais de saúde concordam com a necessidade desse suporte técnico. Ademais, alguns artigos publicados sobre o tema sugerem que a equipe multiprofissional ideal deve ser composta, também, por podólogos, para que seja fornecida uma consulta específica de diabetes nas unidades de saúde.
Uma das diretrizes da Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética, instituída em 2019, da ênfase em ações preventivas, focadas na multidisciplinaridade, no trabalho intersetorial em equipes, que visem ao aumento da qualidade de vida do paciente com diabetes.