PL de Yomara Lins que prioriza atendimento para pessoas com albinismo é aprovado na CMM

Política
Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito David Almeida

Na ordem do dia da sessão plenária desta segunda-feira (07/08), da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei (PL) 408/2022 de autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB), que dispõe sobre a prioridade para marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas para pessoas com acromatose (albinismo) no município de Manaus, foi aprovado e agora segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.

“Pessoas portadoras de albinismo estão propensas a serem acometidas por doenças dermatológicas e oftalmológicas com mais facilidade, dada a exposição natural ao sol e à luminosidade, o que afeta diretamente sua integridade física. Cabe ao poder público adotar medidas para dar maior celeridade ao atendimento nas especialidades clínicas diretamente ligadas à doença visto que, são pessoas que estão mais propensas a contrair câncer de pele”, afirmou Yomara Lins.

O albinismo – Também chamado de acromia, acromasia ou acromatose, o albinismo é um distúrbio congênito. Caracteriza-se pela ausência total ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todo o reino animal. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é “albino”.

A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele.

Texto e foto: Assessoria de comunicação da vereadora