A proposta visa incentivar não apenas ter hábitos de saúde física, mas incentivar jovens e adolescentes para competir campeonatos de luta de arte suave
O vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), teve um dos seus Projetos de Leis (PLs) aprovados na manhã desta quarta-feira (28/06), e continuará avançando nas próximas sessões plenárias. O PL N. 99/2022, institui no calendário oficial do município a semana municipal de incentivo à prática do jiu-jitsu brasileiro de 01 a 07 de julho, sendo esta uma maneira de intensificar a valorização deste esporte.
De acordo com o parlamentar municipal, o jiu-jitsu tem história cultural na capital manauara. “Não podemos apenas celebrar datas, mas fazer que essas datas tenham retorno por meio de prática e reconhecimento da sua importância social. Por esse motivo, busquei propor esse PL para fomentar ainda mais incentivo aos futuros campeões”, explica.
Para o fundador da primeira federação da modalidade esportiva do Amazonas, Reyson Grace, os amazonenses parecem vir com jiu-jitsu no DNA. “O material humano que temos em Manaus é imbatível. Se colocarem cem lutadores dos Estados Unidos e cem do Amazonas, o pessoal de Manaus e do interior ganha”, destacou.
História – A cidade de Manaus é pioneira no ensino do chamado jiu jitsu brasileiro. Em 20 de dezembro de 1915, aconteceu no teatro Politheama a primeira exibição do esporte em Manaus, e no período de 4 a 8 de janeiro de 1916, o primeiro campeonato amazonense de jiu jitsu; buscando popularizar o esporte, foi fundada a primeira academia da modalidade no Brasil, que funcionou no Atlético Rio Negro Clube. No ano de 1920, onde foi consolidada. Atualmente, os lutadores de Manaus e do interior do Estado são considerados por especialistas os mais bem preparados do mundo.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador