Prefeitura de Manaus – NOTÍCIAS

Brasil Amazonas Manaus Política

NOTÍCIAS

2 de novembro de 2024

Após a entrega da quadra Socorro Cabo Verde, moradores do bairro Presidente Vargas usufruem do espaço reformado

Por Prefeitura de Manaus

01/11/2024 18h22

notícias
#paratodosverem – Moradores do bairro Presidente Vargas utilizando a quadra Socorro Cabo Verde recém-reformada para a prática esportiva

Três meses após a inauguração, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou, nesta sexta-feira, 1º/11, uma visita à quadra Socorro Cabo Verde, localizada entre as ruas Barcelos e Santa Quitéria, no bairro Presidente Vargas, conhecido como Matinha, na zona Sul da cidade. A comunidade criou uma agenda de atividades e tem aproveitado intensamente o espaço, praticando diversas modalidades esportivas.

“Essa quadra foi entregue em agosto deste ano, dentro das ações voltadas as práticas esportivas da nossa capital. O prefeito David Almeida determinou a reforma, pois aqui há um grande público que utiliza o espaço. Incluindo equipes e alunos das escolas próximas que praticam diferentes modalidades. À noite, o local é destinado a projetos sociais”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

A quadra passou por uma ampla reforma, incluindo a instalação de uma nova estrutura metálica, finalização das laterais para a cobertura, alambrados, pintura, arquibancada, dois banheiros, um escritório, uma copa, rampa de acessibilidade, suporte para basquete e dois portões de entrada. O espaço é adequado para futsal, voleibol, mini vôlei, basquetebol e badminton.

notícias
Essa quadra foi entregue em agosto deste ano, dentro das ações voltadas as práticas esportivas da nossa capital

“A quadra está muito melhor. Agora, a comunidade pode desenvolver atividades físicas com mais conforto e segurança, especialmente devido à cobertura reformada, que evita que nos molhemos em dias de chuva. Durante o dia, grupos praticam várias modalidades, enquanto à noite o espaço é utilizado para lazer e saúde, por meio de projetos sociais”, relatou Tárik Nina, professor de Educação Física.

Desde o início da atual gestão municipal, a prefeitura, por meio da Seminf, reformou e entregou mais de 20 complexos esportivos em diversas zonas da cidade e continua trabalhando na reforma de novos espaços.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Seminf

 

Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento com profissionais da Educação Especial

Por Prefeitura de Manaus

01/11/2024 18h06

notícias
Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento com profissionais da Educação Especial

Profissionais que atuam na modalidade de educação especial da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram de uma reunião de alinhamento e de uma palestra motivacional nesta sexta-feira, 1º/11, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. Ao todo, 160 servidores participaram do evento.

Na ocasião, os servidores dos Centros Municipais de Educação Especial (CMEE) Delano Almeida e Yumi Odani puderam se atualizar sobre as ações na modalidade para 2025, as principais recomendações nos pareceres clínicos dos alunos atendidos pelos Centros, entre outros assuntos. Ao todo, a rede atende 5 mil alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências física, múltipla, auditiva, visual e intelectual.

A gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, considera fundamental o encontro com os educadores para realizar um trabalho de qualidade em uma modalidade que recebe atenção especial da atual gestão.

“A reunião tem como objetivo alinhar todas as ações de 2025, além de proporcionar uma palestra sobre inteligência emocional, para que os servidores estejam cada vez mais preparados para o atendimento ao público. Esse é o nosso grande diferencial, atender com amor, acolhimento e dedicação, pois sabemos que são famílias que precisam não apenas de um olhar pedagógico, mas de um olhar humanizado. Realizamos primeiro uma reunião interna com as coordenadoras para identificar os pontos positivos, o que funcionou, o que não funcionou e o que precisa ser mudado”, completou.

Com o tema “Inteligência Emocional”, a palestrante Carla Lasmar, especialista em educação sistemática e diretora escolar, destacou que a nova gestão tem um cuidado especial com a modalidade de ensino na rede municipal.

“A professora Amanda Macanoni decidiu olhar para os seus funcionários, para as pessoas que trabalham com ela. Isso é inovador, porque nunca se fez na Semed. Estou há quase 30 anos aqui e nunca tinha visto isso. Esse cuidado com a saúde mental do servidor público é fundamental, pois é um momento de cura para nós mesmos. Pretendemos implementar isso com esse novo projeto dentro da educação especial”, comentou.

Para a pedagoga Jéssica Almeida Nogueira, do CMEE Delano Almeida, localizado no bairro Flores, o ano letivo trouxe muitas lições, e o desafio para o próximo ano começa agora. Por isso, o encontro é válido em todos os sentidos.

“É um trabalho importante nesse acolhimento. O conteúdo da palestra e todas as informações que estamos recebendo são fundamentais para o nosso trabalho com as famílias, com as quais nós interagimos. Trabalhamos com famílias atípicas e crianças que necessitam que tenhamos o máximo de conhecimento possível para melhor atendê-las. O objetivo da nossa secretaria, da gerência e do CMEE é atender com qualidade e amor às famílias. Para isso, o conhecimento é fundamental”, reiterou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed

 

ACSs da prefeitura recebem treinamento para o 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2024

Por Prefeitura de Manaus

01/11/2024 18h49

notícias
ACSs da prefeitura recebem treinamento para o 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2024

Para vistoriar 25.952 imóveis no 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2024, que será executado entre 11 e 23/11, 105 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) receberam um treinamento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A capacitação encerrou, nesta sexta-feira, 1º/11, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Centro-Oeste, com a participação de 37 ACSs que atuam no Distrito de Saúde (Disa) Oeste.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, a Semsa promove a capacitação antes de cada LIRAa para reforçar as informações sobre como deve ser feita a abordagem dos moradores nos imóveis, as técnicas de coleta de larvas do Aedes aegypti, a identificação de possíveis criadouros do mosquito e o cenário atual de número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes.

“A capacitação aconteceu ao longo da semana envolvendo também ACSs dos Disas Norte, Sul e Leste, além de Agentes de Controle de Endemias (ACEs)”, informou Comape.

No momento da vistoria dos imóveis, os agentes de saúde farão a identificação, eliminação e tratamento de criadouros do Aedes aegypti, e vão promover ações de educação em saúde. Também haverá a identificação dos tipos predominantes de depósitos encontrados nos imóveis e que podem servir como criadouros do mosquito.

“O município de Manaus está saindo do verão e iniciando o período sazonal para o maior registro de casos de dengue, zika e chikungunya, que vai de novembro até abril. Com o resultado do LIRAa, executado em todos os 63 bairros de Manaus, será possível identificar as áreas mais vulneráveis para a ocorrência das doenças e organizar estratégias de prevenção e controle para os próximos meses”, explicou Alciles.

Para a ACS Fabiane de Deus dos Santos, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família – Oeste 13, no bairro Lírio do Vale, a capacitação vai permitir que as ações sejam desenvolvidas de forma mais eficiente para que seja possível evitar surtos de doenças em cada comunidade.

“Esse é um trabalho muito gratificante, principalmente quando vemos na prática o resultado das medidas que foram tomadas e das orientações que foram repassadas aos moradores. Como trabalhamos na comunidade, podemos perceber de perto quando o trabalho tem o efeito esperado”, destacou Fabiane.

notícias
 #paratodosverem – Agentes Comunitários de Saúde participando de capacitação para o 2º LIRAa de 2024

Casos

Entre janeiro e 30 de outubro deste ano, o município de Manaus registrou 2.422 casos confirmados de dengue. Desse total, 2.269 casos ocorreram no primeiro semestre do ano.

De acordo com Alciles Comape, o maior controle dos casos no segundo semestre é resultado das ações que foram planejadas a partir do resultado do 1º LIRAa de 2024, realizado no mês de junho, que apontou um índice de Infestação Predial de 2%, mantendo o município em Médio Risco para as doenças transmitidas pelo mosquito, além de identificar 26 bairros classificados em Alta Vulnerabilidade.

“A redução, tanto dos casos notificados (suspeitos) e dos casos confirmados, é o fruto que estamos colhendo com as ações de prevenção das doenças e controle na proliferação do mosquito. Mas, o Ministério da Saúde já emitiu um novo alerta para o risco de aumento de casos de arboviroses. Há uma preocupação em especial com o registro de dengue tipo 3, que é um tipo de dengue com pouca ocorrência no Brasil, o que significa que existe uma população mais vulnerável, aumentando o risco de surtos em todo o país”, alertou.

Neste ano, também houve o registro de 26 casos confirmados de zika e o registro de 18 casos confirmados de chikungunya em Manaus.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa  

 

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais a partir desta segunda, 4/11

Por Prefeitura de Manaus

01/11/2024 19h13

notícias
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais a partir desta segunda, 4/11

A Prefeitura de Manaus informa, que a partir da próxima segunda-feira, 4/11, quatro das cinco Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que percorrem todas as zonas geográficas da capital levando serviços de saúde ao público feminino, estarão atendendo em novos locais.

Com exceção da estrutura móvel instalada na Praça da Matriz, que manterá a oferta dos serviços até a próxima sexta-feira, 8/11, os demais pontos volantes de saúde que atendem as zonas Norte, Oeste, Leste e Rural estarão em novos endereços.

As estruturas móveis, cujos serviços são voltados exclusivamente ao público feminino, funcionam no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, reitera o compromisso da gestão municipal em ofertar os serviços de saúde para o público feminino sobretudo para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que, muitas vezes, acabam não se priorizando devido a uma rotina marcada pelo cumprimento das tarefas domésticas e do sustento da família.

“As unidades móveis querem facilitar a vida dessas mulheres, indo até elas, oferecendo consultas, exames e dispensação de medicamentos. Paralelamente a esses cuidados, há um trabalho de educação em saúde para que elas compreendam que precisam se cuidar”, assinala a secretária.

Deslocamento

Na zona Norte, as usuárias podem buscar os serviços de saúde das unidades localizadas na rua Lírio das Pedras, nº 23 (próximo ao Supermercado Coema), no bairro Cidade de Deus.

Na zona Oeste, a estrutura móvel estará na rua Monte Horebe, esquina com Tenório Telles – ao lado da Igreja Assembleia Nova Esperança – no Parque São Pedro, no Tarumã.

As mulheres que residem na zona Leste contarão com os atendimentos da unidade situada no ramal Chico Mendes, no Puraquequara.

Na zona Sul, a oferta dos serviços na Praça da Matriz, que começou no dia 28 de outubro, será prorrogada até o dia 8/11, de modo a atender as demandas naquela região.

As usuárias da zona Rural da capital podem buscar os atendimentos na Associação de Moradores do ramal da Cachoeira do Leão, n°650, que fica no km 37, da rodovia Am-010, na zona Rural de Manaus, a partir da terça-feira, 5/11.

Serviços

Ofertando serviços voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças, as unidades disponibilizam coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ultrassom, consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial ao pré-natal, mamografia e outros procedimentos.

Para ter acesso aos atendimentos é preciso apresentar o documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Zona Norte
Rua Lírio da Pedras, nº 23 (próximo ao Supermercado Coema) Cidade de Deus
04/11 a 14/11

Zona Oeste
Rua Monte Horebe com a Tenório Telles, ao lado da Igreja Assembleia
Nova Esperança – Parque São Pedro Tarumã
04/11 a 14/11

Zona Leste
Ramal Chico Mendes- Puraquequara
04/11 a 14/11

Zona Sul
Praça da Matriz- Rua 15 de Novembro, s/nº- Centro
Até 8/11

Zona Rural
Associação de Moradores do Ramal da Cachoeira do Leão, Rodovia
Am-010, km 37, n°650, Ramal da Cachoeira do Leão
05/11 a 22/11

— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa