Careiro Castanho, AM – Durante os dias 30 de junho e 01 de julho, Careiro Castanho é palco do tão esperado “1º Encontro de Formação Pedagogia da Floresta”. O evento reuniu mais de 300 professores da educação infantil do município para formação em reflexões e práticas pedagógicas que valorizam a conexão com o meio ambiente. O evento é uma realização da Organização Não Governamental (ONG) Casa do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Careiro.
O Primeiro Encontro Pedagogia da Floresta para Infância marcou a criação da Rede da 1a infância de Careiro, que tem como finalidade buscar melhorias de serviços prestados a crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, além de ampliar a consciência sobre a importância do desenvolvimento nesta fase da vida. A diretora executiva da Casa do Rio e coordenadora do projeto, Mônica Pilz Borba enfatiza que a finalidade é sensibilizar famílias, gestores públicos, educadores, lideranças em relação aos cuidados da primeira infância, que criança é prioridade absoluta, que o brincar e a escuta ativa são de fundamental importância para seu bom desenvolvimento, e diz quais os próximos passos desta rede de apoio.
“Queremos potencializar o trabalho intersetorial no que tange à educação, saúde e assistência social. Nós estamos fazendo um diagnóstico das crianças do município e no segundo semestre vamos fazer um encontro para apresentar esses resultados para que todos tenham consciência e noção da situação das crianças de Careiro”, destacou Mônica.
A coordenadora do projeto ‘Rede da 1a infância’ ainda informou que a Casa do Rio, em 2023, faz o levantamento de infraestrutura de 11 escolas, mas que a ideia é abranger outras unidades escolares nos próximos anos e ofertar materiais educativos e apoio à melhoria das escolas.
A secretária municipal de educação de Careiro, Mara Alves, informou que os 300 professores de atendimento à educação da primeira infância atendem 2 mil crianças da cidade e interior e por meio de parcerias conseguem desenvolver a formação continuada.
“Quando se fala na educação, nós temos que investir no profissional, trazer a qualidade de ensino para os nossos alunos do dia a dia”, enfatizou a secretária Mara Alves.
Uma das professoras participantes do evento, Nara Almeida, coordenadora pedagógica na creche Deusa Maria, em Careiro, ressalta que a formação da imersão da criança e natureza no contexto educacional vem auxiliar práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com as crianças da primeira infância.
“A imersão da criança e natureza é de suma importância para nós aqui no município, pois estamos rodeados de florestas, e não nos atentamos às vezes para trabalhar com esses alunos a riqueza que são os elementos da natureza. Estamos muito gratos”, disse Nara Almeida.
Thaís Raquel, professora da primeira infância, também ressalta a alegria de receber capacitação. “Para mim, enquanto educadora do município de Careiro, receber informações que agregam conhecimento e ser um agente multiplicador é de extrema alegria e, tenho certeza, para as nossas crianças também”, disse.
Palestras
A primeira palestra, ministrada pela professora Dayse Albuquerque, da Faculdade de Pedagogia da UFAM, trouxe reflexões sobre o desenvolvimento infantil em conexão com a natureza. Os participantes foram convidados a refletir sobre a importância de proporcionar experiências naturais às crianças, incentivando sua curiosidade e respeito pelo meio ambiente.
Carla do Carmo, educadora experiente do Espaço Waldorf “Brincando em Casa” em Manaus, guiou uma jornada de descobertas sobre os 12 sentidos que desempenham um papel fundamental na educação das crianças. A educadora compartilhou sua expertise, práticas pedagógicas e histórias inspiradoras. A Pedagogia Waldorf oferece uma abordagem única e rica para o desenvolvimento integral de cada criança.
Outro destaque no primeiro dia de formação foi a Mônica Passarinho, do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, que cativou a plateia ao abordar “A sensibilidade do adulto para garantir uma infância com a Natureza”. Com sua expertise como bióloga e educadora, Mônica enfatizou a importância da presença atenta e sensível dos adultos para proporcionar uma infância enriquecedora, repleta de experiências na natureza.
Dança Circular: Celebrando a União e a Cultura Indígena
Professores presentes ainda participaram de uma experiência com a ’Dança Circular’, de Vanda Witoto, conselheira da Casa do Rio, que compartilhou sua sabedoria e conhecimento da cultura indígena. A dança circular é uma prática ancestral que une pessoas, promove à harmonia e expressa a essência da comunidade.
“Honramos a diversidade cultural e valorizamos a sabedoria indígena, em uma celebração de união e respeito”, enfatizou Vanda Witoto.
Oficinas
Além das palestras, o encontro ofereceu 14 oficinas que permitiram aos participantes vivenciar práticas pedagógicas inspiradoras. Desde atividades artísticas e musicais até vivências de contato direto com a floresta, as oficinas proporcionaram um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.
Casa do Rio
A Casa do Rio é uma instituição sem fins lucrativos que desde 2014 atua na região da BR 319, no Estado do Amazonas, com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento humano e territorial, por meio da educação integral, empreendedorismo e agroecologia.