Profissionais da fiscalização e sinalização do trânsito atuam para resolver prejuízos da última tempestade

Gravataí - RS Política RIO GRANDE DO SUL
Equipes se uniram à força-tarefa que está reconstruindo a cidade

Há mais de uma semana Gravataí sofre com os estragos causados pela tempestade da terça-feira, 16. Para auxiliar na resolução desses problemas, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), representada pelos agentes e fiscais de trânsito, está atuando junto à força-tarefa iniciada no último final de semana, com o objetivo de reconstruir a cidade.

Ao todo, são 60 profissionais engajados na poda de árvores, desobstrução de ruas e outras atividades. Trabalhando sete dias por semana, as equipes também atuam na entrega de telhas e lonas.

O secretário adjunto da Semurb Flávio Ribeiro, explica que os agentes e fiscais de trânsito têm feito um trabalho essencial auxiliando a população.

“Todo este pessoal tem colaborado, reunido esforços desde o dia do ocorrido com um único objetivo: ajudar o próximo e suprir as necessidades de quem mais precisa neste momento. Já é de praxe eles estarem na ponta, mas nós sabemos que esse é um episódio que, apenas atendendo ao trânsito, não seria o suficiente. Então, todos se dispuseram a fazer um pouco mais, a entregar a mais, o que não é novidade. A equipe que nós temos é diferenciada por esse motivo”, explica.

Alan Torquato, chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito, relata como os profissionais se sentem na realização destes serviços.

“Apesar de ser uma coisa bem triste, é gratificante poder ajudar a população. Quando chegamos onde as pessoas estão, mesmo que as atividades sejam diferentes do dia a dia, é muito bom estar atuando e fazendo o bem”, afirma.

Rafael Oliveira, que atua junto à equipe da Semurb, explica que, para atender as ocorrências do temporal, a Secretaria deixou uma equipe de sobreaviso antes do ocorrido, pronta para prestar atendimento.

“Nosso trabalho é sobre a mobilidade urbana, mas começamos com a liberação das vias de acesso para os hospitais e para o acesso de algumas vias de ligação para agilizar a retirada das pessoas. De barco, levamos lonas às famílias atingidas. Ou seja, o pessoal da Semurb tem trabalhado desde a retirada das pessoas das residências, até a liberação das ruas, para que não acontecesse algum sinistro grave junto com o temporal”, relatou Rafael.

Solidariedade

Na última terça-feira, 23, as equipes atenderam as demandas do bairro Rincão da Madalena. Dona Joslene, ao avistar o caminhão da equipe da Semurb, foi receber as telhas para proteger a casa.

“Minha casa ficou destelhada desde o temporal e eu não tinha nem lona para proteger a casa. Então, estas telhas vão me ajudar bastante”, disse aliviada.

Yasmin dos Santos foi uma das pessoas que recebeu as 10 telhas dos fiscais e agentes de trânsito. Na frente da sua casa, por conta das telhas quebradas, era possível ver o estrago causado pela tempestade.

“Eu estava só com uma lona tentando proteger a casa. Aqui molhou tudo, inclusive nas chuvas posteriores”, relatou.

Dona Ane, residente da Rua Silva Chaves, contou que perdeu muitas telhas no terreno que compartilha com sua família.

“Aqui, parte do telhado vai ter que ser remendado e na casa ao lado onde mora meu filho, as que estão no local são emprestadas. Molhou tudo aqui e perdemos alguns móveis”, contou.

—————————————-
Texto e fotos: Cleonilda Silva – Edição: Douglas Glier Schütz

 

Fonte: Prefeitura de Gravataí  – https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia