Washington Olivetto: Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde deste domingo, 13
Redação Terra – 13 out2024– 18h18
Morreu neste domingo, 13, o publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, como o ‘Garoto Bombril’, os ‘casais Unibanco’ e o ‘primeiro sutiã Valisère’. A informação foi confirmada ao Terra pelo Hospital Copa Star, onde Olivetto estava internado.
O profissional estava há cinco meses internado no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares e morreu de falência múltipla de órgãos, publicou o jornal Folha de S.Paulo. Em nota, o Copa Star lamentou a morte e se solidarizou com familiares e amigos.
Veja na íntegra:
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”
Em seu site, Olivetto é descrito como “não apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. Ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, e é o único latino-americano a ganhar um Clio, em 2001, tido como o ‘Oscar da publicidade internacional’.
Ele também foi nomeado como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Olivetto também era ativo nas redes sociais, onde compartilhava recomendações de artistas, exibições e pratos e restaurantes. Na última publicação, feita na terça-feira, 8, indicou um ‘fideuá de frutos do mar’, um de seus pratos favoritos, que degustou em um restaurante em São Paulo.
Peças icônicas e torcedor fanático
Com a W/Brasil, sua agência, Washington Olivetto marcou época com algumas das principais campanhas publicitárias. Em 2001, a empresa recebeu o ‘Grand Clio’ em uma campanha da revista Época.
Entre as peças mais conhecidas, é responsável pelos ‘casais Unibanco’, o ‘primeiro sutiã Valisère’, a campanha ‘Hitler’, do jornal Folha de S.Paulo, os ‘gordinhos do DDD’ e o ‘Garoto Bombril’, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno.
O reconhecimento também veio por meio de duas músicas de Jorge Ben Jor, Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro.
Olivetto também não escondia a paixão pelo seu time do coração, o Corinthians, amor herdado de seu tio Armando. O publicitário se tornou vice-presidente de marketing do clube paulista e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana. Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no desfile do carnaval de São Paulo, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
Foto: Estadão Conteúdo
Fonte: Redação Terra
Mais notícias relacionadas
Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos
Escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, para tratar uma infecção pulmonar. Ele morreu em decorrência de uma pneumonia neste domingo (13).
Por g1 SP e GloboNews — São Paulo –
Uma das mentes mais criativas do país, o publicitário e escritor Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele é o criador de personagens como o “Garoto Bombril” e de campanhas como a do primeiro sutiã (leia mais abaixo).
Há quatro meses o publicitário estava internado no Hospital Copa Star para tratar uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria de Olivetto, ele morreu por volta das 17h15 de pneumonia e choque séptico, que provocou a falência múltipla dos órgãos.
A morte foi confirmada pelo hospital. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.
Nesta segunda-feira (14), o corpo será transportado de avião para São Paulo e será velado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares. O local e o horário ainda não foram divulgados.
Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 na capital paulista, onde foi criado pela mãe, uma dona de casa, e o pai, vendedor de tintas.
Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.
Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.
No final da década de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.
Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.
Durante a carreira de sucesso, recebeu diversas estatuetas e homenagens, que foram desde títulos em universidades a menções em músicas de Jorge Ben Jor — “Alô, Alô W/Brasil”, diz o trecho em referência à empresa de Olivetto.
Em sua trajetória, também se descobriu autor, escrevendo oito obras sobre a própria carreira e peças publicitárias que havia criado.
Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, mas vinha ao Brasil com certa frequência para participar de palestras.
A fama internacional também teve lado negativo. Em 2001, foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.
Fonte: G1 – Globo
Veja também vídeos no YouTube!
Veja Garoto Bombril!