Atividade foi programada em alusão ao junho violeta
O programa do Governo do Amazonas, RespirAR, realizou nesta quinta-feira (29/06), uma palestra sobre conscientização e combate à violência contra idosos. A atividade aconteceu em parceria da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizada no núcleo da Vila Olímpica de Manaus, onde os pacientes e colaboradores presentes puderam dialogar e compartilhar questões relacionadas ao tema.
“O intuito desses encontros é compartilhar e potencializar informações sobre a causa. É determinação do governador Wilson Lima que ações como essa façam parte do trabalho desenvolvido pelo Programa RespirAR, onde fortalecemos a saúde e conscientizamos os pacientes, principalmente os idosos”, ressaltou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
A palestra, que teve como principal missão a conscientização, também reforçou as redes de proteção e medidas que sensibilizem a sociedade sobre o combate à violência contra idosos. Para a paciente Carlota Santiago o tema foi de suma importância para esclarecimento a respeito do assunto.
“Foi muito bom participar dessa palestra, porque é um tema que esclareceu nossas dúvidas, principalmente nós que somos da terceira idade. Agradeço ao Respirar por esse momento”, comentou Carlota Santiago, paciente do programa.
Além de informar o público sobre a construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos da pessoa idosa, o momento foi também de alertar sobre os tipos de violência, como: violência psicológica, intimidação e perturbação, autonegligência e violência financeira.
“A violência contra pessoa idosa já é considerada uma questão de saúde pública. Então, ações como essa são de grande importância para que as denúncias aconteçam e esse público esteja cada vez mais fortalecido”, comentou o palestrante, Denison Alves, assistente social do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), órgão vinculado a Sejusc.
Iniciado na Vila Olímpica de Manaus, atualmente o Programa RespirAR conta com um total de 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense, com foco no cuidado, tratamento e prevenção de lesōes musculares, cardíacas e ortopédicas, por meio de serviços de fisioterapia e educação física.
FOTOS: Solange Rocha/Sedel
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).