Unidades do Sebrae dos Estados do Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins participarão do evento
No estado do Amazonas, o desenvolvimento territorial emerge como uma ferramenta essencial para promover a qualidade de vida da população, impulsionar a geração de emprego e renda, abrir novas oportunidades e fomentar o ambiente de negócios. Assim, o Sebrae Amazonas sediará o Encontro de Desenvolvimento Territorial da Região Norte, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março.
O evento que contará com a presença dos gestores das unidades do Sebrae dos estados do Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO), tem o objetivo de trocar experiências, compartilhar conhecimento e estimular iniciativas que fortaleçam a Região Norte nessa temática, sobretudo do Programa Cidade Empreendedora e Territórios Empreendedores.
Com uma população de mais de 17 milhões de habitantes e um total de mais de 2,8 milhões de empreendedores, dados de 2022, a Região Norte possui um forte potencial de crescimento social e econômico. Além de diversas iniciativas para fomentar o desenvolvimento territorial em cada estado, no Amazonas o Programa Cidade Empreendedora desempenha um papel fundamental atuando em 11 municípios em 2023, impactando diretamente mais de 6 mil pessoas através de 800 ações, o programa demonstrou sua eficácia na promoção do desenvolvimento territorial. Com a expansão para 15 municípios em 2024, o alcance e os benefícios do programa tendem a se multiplicar.
A escolha do Amazonas para sediar o evento deu-se por meio da atuação do programa, que demonstra a transformação que vem ocorrendo nos municípios, assim, a diretora superintendente do Sebrae/AM, Ananda Carvalho, acredita que o evento é uma oportunidade de apresentar os indicadores do Cidade Empreendedora que, apesar dos desafios logísticos, estão sendo executados com excelência nas localidades.
“Para nós é também um termômetro de que as nossas estratégias locais para levar desenvolvimento aos municípios e políticas públicas que auxiliem as cidades a promover o empreendedorismo como opção de renda e geração de emprego, estão no caminho certo”, explica a superintendente.
Por meio do encontro, a expectativa também é implementar mais estratégias que levam em consideração as características e potencialidades de cada região, visando o crescimento econômico sustentável e inclusivo. A gestora estadual do Cidade Empreendedora, Karina Carvalho, explica que o programa é uma iniciativa que está atuando em políticas públicas e ajudando vários municípios do estado nas principais questões sociais e econômicas.
“O Cidade Empreendedora aposta no desenvolvimento territorial como um catalisador do progresso dos territórios, estamos não apenas investindo no presente, mas também construindo um futuro mais próspero e sustentável, tanto para a população quanto para os micro e pequenos empreendedores”, pontua Carvalho.
Sendo o primeiro município a aderir ao Cidade Empreendedora em 2023, Presidente Figueiredo será o principal caso de sucesso apresentado durante o evento. Com a estimativa de ter beneficiado diretamente mais de 1.400 empreendedores, o programa executou mais de 100 atividades através de eixos estratégicos do Programa Cidade Empreendedora, o mapeamento de demandas e soluções foram apontados pelas secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Produção, fazendo uma ação de trabalho coletiva e atuando com diversas capacitações, consultorias e visitas técnicas.
O Encontro de Desenvolvimento Territorial da Região Norte terá dois dias de programação. No dia 13/03 haverá uma imersão na sede da instituição no Amazonas, onde os gestores farão apresentações das iniciativas que geram impacto nos estados da Região Norte. No segundo dia 14/03 a atividade acontecerá no município de Presidente Figueiredo.