turismo

Turismo – Amazonastur

Brasil Amazonas Manaus Turismo

Turismo no Amazonas

Chegada de turistas internacionais no Amazonas aumenta em 18,2% em 2024

O estado recebeu mais de 28,4 mil visitantes estrangeiros, superando os 24 mil registrados em 2023

O Amazonas foi destaque na pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. De acordo com a pesquisa, em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais foi de 18,2% em comparação a 2023. A pesquisa foi divulgada na terça-feira (07/01)

O estudo aponta que os destinos amazonenses receberam 28,4 mil turistas internacionais em 2024, sendo 2.281 somente em dezembro. O número recorde consolida o trabalho do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), na promoção do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que o crescimento do turismo internacional nos municípios do Amazonas são reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas no turismo, principalmente, no interior do Amazonas, com projeto de interiorização e promoção do destino.

“O aumento expressivo é o reflexo do trabalho conjunto com nossos turismólogos nos municípios do Amazonas, resultando em capacitação e ordenamento. Com essa teia fortalecida, promovemos o Amazonas nacionalmente e internacionalmente com as participações em feiras e ações conjuntas com a Embratur e Mtur”, salientou Ribeiro.

turismo
Chegada de turistas internacionais no Amazonas aumenta em 18,2% em 2024

O levantamento apresentou o Teatro Amazonas, Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, como os principais atrativos turísticos visitados. Trilhas, passeios de barco e visita às comunidades indígenas também foram citadas, o que destaca o Amazonas como um destino ideal para a prática de etnoturismo, ecoturismo e turismo de natureza.

Os dados fazem parte de um levantamento que analisou o fluxo de turistas internacionais em todo o Brasil. Foram destaque os estados nortistas Amapá (+23,2%) e o Pará (+47,4%), que recebeu eventos da COP 30.

turismo
Chegada de turistas internacionais no Amazonas aumenta em 18,2% em 2024 – visita às comunidades indígenas 

Ampliação da malha aérea

Para reforçar e impulsionar o turismo internacional, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, investiu na ampliação da malha aérea, com o anúncio de novos voos internacionais e nacionais, que aumentam a conectividade do Amazonas.

Atualmente, Manaus possui voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas e para Bogotá, na Colômbia, operado pela Avianca e para o Panamá, operado pela Copa Airlines.  Além disso, há conexões para Puerto Ordaz, na Venezuela, pela Conviasa e recentemente o foi anunciado a retomada do voo para Lisboa, em Portugal, pela TAP Air Portugal, que posiciona o Amazonas como uma porta de entrada para turistas europeus.

Promoção internacional e capacitação

Em 2024, ações para promover o ordenamento, a qualificação e a divulgação do turismo no estado foram destaque. Entre elas, a capacitação realizada no mercado europeu, que treinou cerca de mil agentes de turismo em seis idiomas, reforçando o potencial do Amazonas no mercado global. As press trip, em parceria com a Embratur e a TAP Air Portugal também foram realizadas para promover o Festival de Parintins e a retomada do voo Lisboa-Manaus.

FOTOS: Lucas Silva /Amazonastur

Assessoria de Comunicação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

mais notícias

turismo
Amazonastur reativa Fórum Estadual de Turismo para impulsionar o setor no Amazonas

Amazonastur reativa Fórum Estadual de Turismo para impulsionar o setor no Amazonas

Coordenado pela Amazonastur, o Fórum contará com a participação de entidades do trade turístico do estado

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), anuncia a retomada  do Fórum Estadual de Turismo do Amazonas (Forestur), que tem como objetivo fortalecer políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O Fórum iniciou as atividades na sexta-feira, (10/01), com a aprovação do regimento interno e calendário de reuniões para 2025.

A reativação do Forestur foi oficializada pelo Decreto nº 50.824, de 5 de dezembro de 2024, assinado pelo governador Wilson Lima. Sob coordenação da Amazonastur, o Fórum retorna como um espaço estratégico para contribuir com a Política de Desenvolvimento Turístico do Estado, além de apoiar o planejamento e a execução de ações que integrem os princípios ambientais, sociais e econômicos.

turismo
Emmanuelle Pampolha diretora de Turismo da Amazonastur

A diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, destacou que a reativação é uma conquista para o turismo amazonense, promovendo um diálogo construtivo para a implementação de um plano de ação integrado.

“O Fórum Estadual de Turismo reúne órgãos que integram a cadeia produtiva do setor e é fundamental para debater os avanços turísticos. Ele não só propõe ações e políticas públicas, mas também valida propostas bem estruturadas e eficazes para a consolidação e sustentabilidade do modelo de gestão, melhorando assim a qualidade do serviço oferecido ao turista até a eficiência da economia local”, afirmou Pampolha.

turismo
Kleber Bechara, presidente do Amazonas Cluster de Turismo

O presidente do Amazonas Cluster de Turismo (ACT), Kleber Bechara, enfatizou a importância do Forestur como um espaço estratégico para fortalecer o turismo em todo o estado e promover o diálogo entre os diferentes agentes do setor.

“A reativação do Florestur é um marco para o turismo do Amazonas. Este fórum é fundamental para promover debates construtivos e definir ações práticas que beneficiem tanto o trade turístico quanto as comunidades locais. Esperamos que este espaço seja utilizado para validar propostas estratégicas e fortalecer o papel do turismo como uma matriz econômica sustentável no estado,” afirmou Bechara.

Próximos passos

Com 31 instituições participantes, o Fórum terá reuniões ordinárias trimestrais, com uma reunião extraordinária adicional já marcada para fevereiro, tendo como pauta principal o remapeamento das regiões turísticas do Amazonas para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, programa instituído pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Sobre o Forestur

Criado em 2004, o FET tinha como objetivo principal impulsionar a gestão integrada, cooperativa, compartilhada, democrática e descentralizada da Política Estadual de Turismo. Paralisado desde 2017, o Fórum passou por uma reestruturação com o decreto e agora conta com 31 instituições, tanto do setor público quanto privado, além da sociedade civil.

FOTOS: Lucas Silva /Amazonastur

Assessoria de Comunicação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur):

Mais notícias

turismo
Temporada de Cruzeiro: primeiro navio do ano chega ao Amazonas trazendo 1,2 mil turistas

Temporada de Cruzeiro: primeiro navio do ano chega ao Amazonas trazendo 1,2 mil turistas

A chegada do navio dá continuidade a temporada de cruzeiros 2024/2025

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), fez o receptivo, neste sábado (11/01), do primeiro cruzeiro de 2025 no Porto de Manaus. O navio, que transporta 1,2 mil cruzeiristas, sendo 800 passageiros e 400 tripulantes, dá continuidade à temporada de cruzeiros 2024/2025 no estado.

turismo
A chegada do navio dá continuidade a temporada de cruzeiros 2024/2025

Este é o terceiro navio a atracar na capital amazonense nesta temporada, que prevê a chegada de 15 navios até o final de maio. Ainda em janeiro, estão previstas as chegadas do Viking Sea (13/01), do MS Insignia (16/01) e Aurora (28/01).

turismo
Diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego

Sobre o impacto da temporada para o estado, a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, detalha como a movimentação gerada pelos turistas é estratégica para a economia regional e ressalta a importância de um receptivo qualificado.

“Esperamos injetar na economia um valor bem significativo, porque o turista vem aí para fazer passeios turísticos, ele vem aí para conhecer restaurantes, bares. Então realmente movimenta toda a nossa economia. O trade local também está presente ali, fazendo todo aquele trabalho, dando aquelas informações necessárias.”, disse a diretora.

De acordo com os dados da Amazonastur, a temporada deve receber aproximadamente 19 mil turistas, reforçando o estado como um destino turístico internacional e movimentando a economia local.

Em sua temporada no Amazonas, o navio de origem das Ilhas Marshall, já passou por Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), onde fez uma parada na Serra da Valéria.

turismo
Jan Dalcorso e o marido, Van Stuck, vieram da Flórida (EUA)

Os cruzeiristas Jan Dalcorso e seu esposo, Van Stuck, vindos da Flórida, Estados Unidos, ficaram impressionados com a grandeza do Rio Amazonas e a experiência na comunidade Serra da Valéria.

“Só de ver o Rio Amazonas já foi muito bom. Eu não tinha ideia de todos os afluentes, e eles são grandes, mesmo que no mapa pareçam pequenos. E isso foi uma verdadeira revelação. Também paramos na Boca da Valéria e fizemos um pequeno passeio de barco. Tudo é novo para nós,” disse a turista entusiasmada.

Pesquisa de satisfação e receptivo

Durante o receptivo do navio, a equipe da Amazonastur realizou a entrega de mapas com informações turísticas e realizou pesquisas de satisfação com os passageiros e tripulantes. Os dados coletados com a aplicação da pesquisa são essenciais para identificar o perfil de passageiros, como idade média, nacionalidade, atividades turísticas realizadas, como também avaliação de cada turista em relação a experiência turística no estado.

De acordo com as pesquisas realizadas na temporada de cruzeiros 2023/2024, a hospitalidade amazonense, os atrativos naturais e os serviços prestados por guias de turismo estiveram entre os itens mais bem avaliados.

FOTOS: Lucas Silva /Amazonastur

Assessoria de Comunicação da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).