O projeto entrega filtros d’água de alta tecnologia a comunidades ribeirinhas no entorno de Manaus, através de emenda parlamentar do vereador
Nesta segunda-feira (28/08), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), ao prestar contas do seu mandato na tribuna da Casa Legislativa, destacou o “Projeto Salvar”, no qual destina emenda parlamentar. O projeto entrega filtros d’água de alta tecnologia a comunidades ribeirinhas no entorno de Manaus.
Segundo o parlamentar, a entrega dos equipamentos visa minimizar um problema ainda existente em Manaus, que é a falta de água potável, principalmente na Zona Rural. “A água potável gera essa qualidade de vida. Infelizmente no Brasil, por conta da água contaminada, milhares de pessoas perdem a vida por doenças diarreicas, como por exemplo as amebas, verminoses e infecções intestinais. Para minimizar isso, destinamos emenda parlamentar ao Instituto Rio Negro, para que esses filtros sejam entregues e mudem a realidade destas pessoas”, pontuou.
Ainda de acordo com o vereador, diversas comunidades foram beneficiadas com a nova tecnologia durante seus três anos de mandato. “Atuamos no ramal do Buriti, Pau Rosa, Bom Destino, Puraquequara, Brasileirinho, Ramal 5, Chico Mendes, que recentemente foi entregue, além de outras comunidades. Faço questão de acompanhar as entregas, por se tratar de um trabalho sério, que leva qualidade de vida a vários ramais de nossa cidade,” disse.
Filtros de alta tecnologia – Chamado de “Sawyer PointOne”, é um filtro com “Nanotecnologia”, que a própria Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza em locais onde não tem água potável. Vale ressaltar que o filtro tem duração média de 20 anos, sendo de fácil instalação e utilização.
Através do Projeto Salvar, nos últimos três anos, mais de 300 famílias foram beneficiadas, uma média de 2 mil pessoas alcançadas direta e indiretamente. Mais entregas estão previstas para ocorrer esse mês.