Parlamentar exaltou trabalho dos profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19
O vereador Joelson Silva (sem partido), usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o Pequeno Expediente desta segunda-feira (11/03), para destacar o trabalho da gestão municipal na ampliação do alcance da saúde com as Unidades de Saúde da Família (USF) em Manaus.
Durante o discurso, Joelson Silva ressaltou a inauguração das três unidades realizada pelo Executivo Municipal.
“Hoje nós temos à frente da Secretaria Municipal de Saúde uma mulher, a doutora Shadia Fraxe, que é médica, que conhece muito bem o trabalho que é realizado na saúde, que na minha concepção tem feito uma administração exitosa, juntamente com sua equipe”, salientou.
O parlamentar lembrou que durante a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde enfrentaram um momento crítico e complicado, mas permaneceram atuando com coragem e determinação. Joelson Silva destacou que os centros de saúde chamam a atenção pela estrutura ampla.
“Saímos de uma ‘Casinha da Família’ para uma estrutura realmente humanizada. Eu quero inclusive destacar que o prefeito David Almeida anunciou recentemente a construção do primeiro hospital municipal, além de ampliar o alcance da saúde com as unidades básicas”.
USF – A primeira Unidade de Saúde da Família de porte 4, a USF Amazonino Mendes, é referência para 14 mil pessoas residentes nos conjuntos Viver Melhor 1, 2 e 3, no bairro Lago Azul, na zona norte. Já a segunda USF está localizada no Parque das Tribos, localizada na zona oeste, abrangendo os bairros Tarumã e Tarumã-Açu, onde concentra mais de 34 mil pessoas.
A terceira USF vai contribuir para elevar a cobertura da Atenção Primária no bairro da zona sul, que reúne mais de 22 mil moradores, fortalecendo a infraestrutura da rede básica.
Nas unidades, serão oferecidas consultas médicas em clínica geral, de enfermagem e odontológicas, exames laboratoriais, ultrassonografia, exames específicos como o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, e dispensação de medicamentos, inclusive antibióticos e outros de controle especial.
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM