Parlamentar alertou para os sinais que podem indicar se criança ou adolescente é vítima do crime
O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), presidente da 20ª Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal de Manaus (CMM), fez um apelo para o cumprimento mais rígido das leis de proteção contra abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo ele, é importante estar atento aos sinais que podem indicar se uma criança está sofrendo abuso.
“O comportamento de uma criança abusada muda repentinamente. Elas podem se tornar mais agressivas e evitar determinadas pessoas. Esses são sinais importantes de que algo pode estar errado”, explicou Cordovil.
Cordovil também destacou a diferença entre abuso e exploração sexual: o abuso envolve a utilização da criança ou adolescente para satisfazer um adulto, enquanto a exploração ocorre quando há um pagamento ou benefício em troca de atos sexuais.
Números – Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) revelam que, no ano passado, 44 crianças e adolescentes foram vítimas de exploração sexual em Manaus, sendo quase 90% meninas adolescentes. Este ano, até abril, já foram registrados 14 casos, 13 deles envolvendo meninas.
O parlamentar enfatizou a importância de denunciar suspeitas de abuso, que podem ser feitas diretamente à Comissão na Câmara Municipal, pelo Disque Denúncia (180, 181 e 190) ou pelo telefone da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (92) 99115-1284. A identidade do denunciante será preservada.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador