Vereadores de Manaus discutem 28 projetos durante Sessão Plenária desta segunda-feira (11/09)

Política
Cinco matérias seguiram à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram, nesta segunda-feira (11/09), 28 matérias durante Sessão Plenária. Cinco projetos que já receberam pareceres favoráveis de comissões técnicas foram aprovados e seguiram à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

As matérias foram discutidas na Ordem do Dia, presidida pelo vereador Caio André (Podemos), após o Pequeno Expediente. Uma das proposituras que avançou na Casa foi a de autoria da vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), nº 203/2023, que institui a semana municipal da conscientização e prevenção da tuberculose nas escolas municipais de Manaus.

“O Amazonas registra dois mil casos da doença por ano. Manaus é a capital brasileira com mais pessoas em tratamento de tuberculose, temos que usar a escola como instrumento de conscientização para diminuirmos esses dados. Parece que esse é um tema vencido e não é, a doença é transmitida de maneira muito fácil e precisamos combatê-la”, destacou a propositora, vereadora Professora Jacqueline.

O parecer do Projeto de Lei (PL) foi aprovado e agora seguiu para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da CMM.

Encaminhadas à sanção – Cinco Projetos de Lei foram aprovados em 2ª discussão e encaminhados à sanção do prefeito de Manaus.

Entre os PLs está o de nº 037/2022 de autoria do vereador Marcio Tavares (Republicanos), que dispõe sobre a redução de lixo orgânico de origem urbana, no município de Manaus, por meio de reutilização dos resíduos na alimentação animal.

“Esse projeto vai colaborar com a gente não só hoje, mas também para as gerações futuras. Ele vai preservar e muito o meio ambiente. Com a retirada do lixo orgânico do meio ambiente e dando uma boa destinação para ele servir de alimentação animal, o que vai trazer também economia”, destacou o vereador Marcio Tavares.

O PL foi aprovado pela totalidade dos vereadores presentes e seguiu para a sanção do prefeito de Manaus.

Foto: Mauro Pereira – Dicom