Vamos falar de curiosidades, dicas e receita?
Caro leitor,
Hoje irei compartilhar algumas curiosidades, dicas e receita com a mandioca, esse ingrediente versátil que faz parte da cultura de vários locais, vamos deixar de papo e vamos ao que interessa.
Curiosidades sobre a mandioca.
Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. De modo geral, 40% das raízes é destinada à produção de farinha, 20% para produção de amido e o restante, destinado a usos como mandioca de mesa e alimentação animal. (EMBRAPA)
O mercado de exportação de mandioca e derivados em 2021 foi de 361,24 milhões de dólares, sendo o Vietnã o maior exportador e a China, o maior comprador. No mundo, a raiz é plantada em grande parte por pequenos agricultores, e é uma das poucas culturas básicas produzidas com razoável eficiência em pequena escala. (EMBRAPA)
A produção de mandioca no Brasil se concentra, na sua grande maioria, em pequenas propriedades rurais que utilizam as raízes da planta para a fabricação de farinhas de mesa, tais como: farinha fina, torrada e biju. (FERREIRA, 2011)
Até então, tudo bem aproveitar a casca, entrecasca e a raspa de mandioca, o que contribui para diminuir o impacto ambiental provocado caso estes resíduos fossem simplesmente desperdiçados, mas, o que muitos proprietários de farinheiras não sabem é que casca, entrecasca e raspa da mandioca devem servir como complemento as rações animais e não substituí-las por completo. (FERREIRA, 2011)
Dicas!
COMO PREPARAR (PANELINHA.COM.BR)
Crua: a mandioca contém ácido cianídrico, que é tóxico, e por isso não deve ser consumida crua. Basta passar por algum método de cozimento para eliminá-lo.
Cozida: a mandioca leva cerca de 45 minutos para cozinhar; assim, a maneira mais prática de incluir essa raiz no dia-a-dia é usar a panela de pressão. Cuidado com o tempo de cozimento: a mandioca vai de firme a macia, quase amanteigada, mas se cozinhar demais, desmancha e vira sopa. Depois de cozida ela pode ser consumida pura ou ir além: pode ser então frita, virar arepa ou bobó.
Frita: antes de fritar, os pedaços de mandioca devem ser cozidos, do contrário a mandioca ficará crua, dura e seca. Depois de frita a mandioca ganha um tom dourado, com casquinha fina e crocante, e miolo bem macio e cremoso. Dica: a mandioca deve estar cozida mas ainda firme para não desmanchar quando mergulhar no óleo quente.
Assada: antes de assar, a mandioca também deve estar cozida. O forno precisa estar pré-aquecido e o pedaços devem ser regados com azeite para ganhar um tom dourado. Eles ficam mais sequinhos e crocantes que os fritos. O jeito mais fácil é cortar os palitos depois que a mandioca estiver cozida firme.
Ensopada: cortada em pedaços menores, a mandioca absorve os sabores da preparação, fica macia e engrossa o caldo da receita. Nem precisa de panela de pressão.
Dica: a fibra central da raiz deve ser descartada (depois de cozida) no caso do preparo de purês ou sopas.
Receita
A receita que escolhei, pode ser chamada de obra de arte, é uma receita do livro do chef de cozinha Alex Atala conta a história da mandioca.

Veja a receita completa de pudim de mandioca de Alex Atala

Ingredientes:
150g de farinha de tapioca
250ml de leite integral
50ml de leite de coco fresco
50g de açúcar refinado
Gelatina incolor:
1 pacote de folhas de gelatina 10g
150g de água morna
150g de água gelada ou em temperatura ambiente
Flores comestíveis
Ervas
Modo de preparo da gelatina:
Hidrate a gelatina em água gelada por 5 min, escorra a água e dissolva na água morna, depois acrescente a água gelada ou em temperatura ambiente. Reserve.
Leite de coco fresco:
Rale o coco e adicione o quanto quiser ao leite, bata no liquidificador e em seguida aqueça em uma panela. Reserve.
Modo de preparo do cuscuz:
Aqueça os líquidos com o açúcar e adicione a tapioca, mexa bem e deixe hidratando por 40 minutos, mexa a cada 10 minutos. Reserve.
Montagem:
Em uma forma para pudim, coloque a gelatina transparente, até que cubra todo o fundo. Leve à geladeira por 10 minutos.
Assim que a gelatina estiver firme, decore com as flores e ervas, adicione um pouco mais de gelatina por cima da decoração e leve à geladeira até que firme.
Coloque o cuscuz hidratado na forma, sobre a gelatina, fazendo uma leve pressão para tirar as bolhas de ar.
Leve para a geladeira por 30 minutos.
Para desenformar, aqueça uma panela com água e encoste o fundo da forma por 5 segundos, passe uma faca nas laterais da formae vire em um prato.
Sirva com frutas frescas ervas e lascas de coco.
Link do video https://g1.globo.com/fantastico/video/veja-a-receita-completa-de-pudim-de-mandioca-de-alex-atala-10159839.ghtml
https://globoplay.globo.com/v/10159805/
FELIZ DOMINGO!
CARO LEITOR DESEJO QUE HOJE SEU DIA SEJA ACONCHEGANTE!!!
Verônica Marques – Gastrologa – Consultora de Alimentos – @docebandalheira – @veartefoto
EMBRAPA, Disponível em: https://www.embrapa.br/mandioca-e fruticultura/cultivos/mandiocaAcesso em 04 de maio de 2025.
FERREIRA, M. S. Utilização da casca, entrecasca e raspa da mandioca na alimentação de ruminantes 2011 Disponível em: https://periodicos.ufv.br/rbas/article/download/2639/1124/12391 Acesso em 04 de maio de 2025.
PANELINHA, Disponível em: https://panelinha.com.br/glossario/mandioca#:~:text=COMO%20CONGELAR,características%20de%20sabor%20ou%20textura.Acesso em 04 de maio de 2025.
FANTÁSTICO, 2021 Chef Alex Atala lança livro sobre a história da mandioca e ensina receita para a ceia de Ano Novo Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/12/26/chef-alex-atala-lanca-livro-sobre-a-historia-da-mandioca-e-ensina-receita-para-a-ceia-de-ano-novo.ghtml Acesso em 04 de maio de 2025.