Vamos falar de memória afetiva?
Nesta edição especial sobre feijão – Fevereiro o mês do Feijão (10 de fevereiro – DIA DO FEIJÃO)
Domingo 16 de Fevereiro 2025
Caro (a) leitor (a),
Para isso o ingrediente queridinho do mês faz parte da pauta de hoje. O ilustre feijão que para muitos de nós brasileiros é a base do cardápio do dia a dia, faz parte da cultura de muitas famílias, acredito que para muitos de nós quando começamos a cozinhar, seja em casa ou profissionalmente as pessoas esperam que saibamos fazer o básico e o feijão faz parte desta base.
Esta semana nós entrevistamos o Chef Lauro Lima que contou para nós um pouco da sua jornada e nos deu a honra de compartilhar uma receita de família carinhosamente chamada de Feijão com “Entulho” para que nossos leitores tenham a oportunidade de fazer em sua casa esta receita tão calorosa e cheia de sentimentos.
Quem é Lauro Lima?

Ele é um jovem que desbravou a cozinha muito cedo e olha que nem passava pela cabeça dele ser apaixonado pela cozinha. Ao ingressar na área militar ouviu alguns conselhos de pessoas com experiência e um dos conselhos foi do seu pai que disse “Vá para a cozinha que lá é o modo mais fácil de sobreviver no quartel” além disso um sargento abriu os olhos de Lauro para a oportunidade de ingressar na cozinha e disse a ele “você tem cara de quem é taifeiro” e ao aceitar a proposta, ficou 6 meses nessa função.
Pois bem, Lauro se viu muito próximo dos afazeres da cozinha cuidando da organização, retirada de resíduos sólidos e orgânicos da cozinha e o interessante é que ele sempre esteve a frente do seu tempo, pois é um cara que gosta de bater a meta de produção antes do horário programado, então ele tinha orgulho de finalizar suas atividades com antecedência e eu acredito que esse detalhe faz parte da rotina de produção dele até hoje.
Sua jornada na cozinha continuou crescendo, ele foi paneleiro, rancheiro e enfim promovido a cozinheiro, onde totalizou nove anos da sua estadia nas forças armadas e por começar a se apaixonar pela profissão e fazer de tudo um pouco, foi padeiro, cozinheiro de eventos, cozinhava para almirante. Então resolveu cursar a faculdade de Gastrônomia.
Lauro Lima é egresso da primeira turma do curso tecnólogo em gastronomia da faculdade SENAC – AM onde eu e outros professores tivemos o privilégio de fazer parte da sua formação acadêmica, eu sou suspeira para falar do desempenho deste querido e eterno aluno, mas da mesma forma que ele nos relatou a sua jornada nas forças armadas, você leitor já pode imaginar o quão ele se dedicou para concluir com êxito a sua graduação e atualmente ele é Chef de Cozinha do Cúpulla | Lounge & Gastrobar Manaus.
Antes de compartilhar a receita de família do Chef Lauro Lima, queremos convidar você leitor para conhecer a famosa feijoada aos sábados no Cúpulla, fique de olho no instagram @cupulla_ e confira toda a programação da casa.

Em outra matéria iremos falar um pouco mais da história do Lauro até ele se tornar Chef de cozinha neste badalado Gastrobar de Manaus. O papo tá muito bom, mas agora vamos para a tão esperada receita do Feijão com “entulho” que é uma das memórias afetivas do Chef.
RECEITA DE FAMÍLIA – CHEF LAURO LIMA
FEIJÃO COM “ENTULHO”
INGREDIENTES
500g de feijão carioca
300g de costelinha de porco temperada a gosto com pouco sal
1 unidade de calabresa em cubos
500g de carne de jabá ou carne de sol dessalgada
300g de tutano
200g de mocotó cozido
1 batata portuguesa grande em cubos grandes
1 cenoura em cubos grandes
200g de abóbora em cubos
2 cebola pequenas em cubos
2 unidades de folhas de couve em cubos
2 unidades de pimenta de cheiro em cubos
2 unidades de dente de alho amassado
Pimenta do reino preta quanto baste
Sal quanto baste
Colorau quanto baste
Bastante Cheiro verde
MODO DE PREPARO
1 – Escolha os grãos do feijão, tire os que não estão com boa aparência e após este processo, coloque os grãos de molho em 2 partes de água filtrada e deixe por aproximadamente 1 hora na geladeira.
2 – Descarte a água do remolho e coloque em uma panela para cozinhar juntamente com a uma cebola, alho, uma pimenta de cheiro, um pouco de sal, pimenta do reino, colorau e água. Após cozido, reservar o feijão com o caldo (o ponto do feijão deve ser al dente)
3 – Em um panela de pressão reforgar com óleo a costelinha e após refogada, acrescentar a calabresa, mocotó cozido previamente, carne seca, tutano e acrescente o feijão previamente cozido com todo o caldo, caso necessário acrescente um pouco mais de água quente.
4 – Ferver por aproximadamente 2 minutos e acrescente todos os legumes e vegetais e deixe cozinhar até que todos estejam cozidos e o feijão com um caldo bem encorpado, verifique se está bom de sal e acrescente bastante cheiro verde.
Um feijão desse nem precisa de acompanhamento!!! É rico e nutritivo por si só!
BOM DOMINGO!
CARO LEITOR DESEJO QUE HOJE SEU DIA SEJA ESPECIAL E ÚNICO!!!
Cozinha do Cúpulla | Lounge & Gastrobar Manaus @cupulla_
Chef Lauro Lima – @chef_laurolima
Fotografia – @veartefoto
Verônica Marques – Gastrologa – Consultora de Alimentos – @docebandalheira
Veja mais sobre nossa colunista de gastronomia
Veja mais
No próximo domingo tem mais…